Home / Sistema / Como instalar o VirtualBox no Manjaro

Como instalar o VirtualBox no Manjaro

2015-12-31-142340_771x572_scrot

Olá a todos!

Hoje falarei um pouco sobre virtualização, e como instalar o VirtualBox no Manjaro Linux. Mas primeiro, o que é virtualização, e para que serve?

Muitas vezes usamos um sistema operacional, e queremos testar algum aplicativo diferente ou um sistema operacional diferente, mas não queremos fazer isso em nosso próprio sistema, instalando fisicamente em nosso HD.

Para isso serve a virtualização! Com ela, podemos, por exemplo, ter um computador rodando Manjaro Linux XFCE, e virtualizar uma instalação do Manjaro KDE ou algum outro sistema que quiser, de forma virtualizada, sem instalar fisicamente o sistema em seu HD, e sem interferir nas configurações de seu sistema operacional.

O VirtualBox é um sistema de virtualização desenvolvido pela Oracle Corporation, que pode ser usado gratuitamente em seu computador, para virtualizar sistemas completos e servidores. Pode inclusive ser usado para montagem de Ambiente de Desenvolvimento, junto com o Vagrant, para ter um ambiente virtualizado para desenvolver aplicações em PHP, Ruby on Rails, entre outros, sem precisar instalar estes aplicativos em seu sistema diretamente.

Bom, falarei em outro artigo sobre como usar virtualização para testes e desenvolvimento, mas hoje, falarei de como instalar o virtualbox em seu computador.

Primeiro, recomendo atualizar o sistema com:

$ sudo pacman -Syu

Antes de instalar o virtualbox, recomendo verificar qual versão do Kernel você está usando em sua instalação do Manjaro. para isso, rode o seguinte comando em seu terminal:

─> $ uname -r
4.1.15-1-MANJARO

Vemos acima, que a “versão” usada no Kernel de minha instalação do Manjaro, é a 4.1.15.1. Durante a instalação do virtualbox, você será perguntando sobre qual módulo do kernel você quer instalar na instalação do virtualbox. Você verá várias opções baseadas na versão do kernel, e deverá escolher o número referente ao kernel instalado em sua instalação do Manjaro, senão você terá problemas.

No meu caso, escolherei o número correspondente ao meu kernel, no caso, a opção correspondente ao kernel host-module 4.1.

Após isso, vamos instalar o virtualbox, com:

$ sudo pacman -S virtualbox

Conforme dito acima, após rodar o comando para instalação, você escolherá a versão do host-module do kernel do virtualbox, e a instalação começará.

Após a instalação do virtualbox, devemos carregar o módulo do virtualbox no nosso kernel, desta forma:

$ sudo modprobe vboxdrv

Agora, devemos adicionar nosso usuário ao grupo do virtualbox, desta forma:

$ sudo gpasswd -a [usuario] vboxusers

No meu caso, ficou assim:

$ sudo gpasswd -a spylinux vboxusers

Para que o virtualbox funcione corretamente, é necessário instalar uma dependência dele, o QT4, desta forma:

$ sudo pacman -S qt4

Após a instalação do QT4, você poderá acessar o menu do manjaro, e clicar no link Oracle VM VirtualBox, que tudo deverá funcionar corretamente!

Bom, é isso galera, em breve estarei falando mais sobre o virtualbox, como emular um sistema operacional nele, entre outras dicas de configuração!

 

Sobre Bill Jr

Programador PHP, usuário Linux a tempo suficiente pra saber que comecei tarde, nerd em tempo integral. Amante de códigos, café e Rock'n'Roll!

14 Comentários

  1. 4.5.7-1-MANJARO
    versão do kernel, quando eu instalo não pede e tbm quando vou instalar o gt4 aparece q isso n existe me ajuda pfv

    • esquece escrevi errado ache q era gt4 mais e qt4 kkkkk

    • Não há modulo para esta versão do kernel. Na atual data há apenas estes disponíveis. Instala uma dessas versões do Kernel.

      Há 11 provedores disponíveis para VIRTUALBOX-HOST-MODULES:
      :: Repositório extra
      1) linux310-virtualbox-host-modules 2) linux312-virtualbox-host-modules
      3) linux316-virtualbox-host-modules 4) linux318-virtualbox-host-modules
      5) linux41-virtualbox-host-modules 6) linux44-virtualbox-host-modules
      7) linux48-virtualbox-host-modules 8) linux49-virtualbox-host-modules

  2. Estou tentando instalar o virtualbox no Manjaro XFCE 16.06.1. Só que esta dando problema com o kernel 4.4. Ocorre tudo bem na instalação seguindo esse tutorial. Mas na hora de abrir… Na verdade, não abre o virtual box e a janela do kernel fica toda preta.

  3. Tiago Junio Da Silva

    Simplesmente demais !!!
    Obrigado mesmo …

  4. Edenilson Ferreira

    Muito obrigado. Simples e direto.

  5. Pergunta:

    _ Com apenas o comando sudo pacman -S virtualbox eu terei o VBox da Oracle, ou o VBox OSE???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *