Home / Lançamentos / Lançado o Manjaro Bspwm 16.05

Lançado o Manjaro Bspwm 16.05

manjaro bspwm 16.05
Bspwm é um gerenciador de janelas tilling parecido com o I3

Chrysostomus anunciou o Manjaro BSpwm16.05, mais novo lançamento da comunidade Manjaro.

O Manjaro Bspwm 16.05 se tornou uma das edições mais leves do Manjaro Linux atualmente. com o objetivo de minimizar o consumo de memória RAM e uso de CPU, maximizando o desempenho. É especialmente adequado para desenvolvedores e programadores, devido ao seu ambiente livre de distração, destaque de sintaxe e a grande utilidade de comandos. É facilmente utilizável tanto com linha de comando ou interface gráfica, com teclado e mouse e é extremamente eficiente para o sistema e usuário.

O Bspwm é um gerenciador de janelas tilling (ladrilhos) estilo o I3, com várias características particulares pensadas exclusivamente no seu nicho de usuários, onde você pode controlar a área de trabalho tanto pelo teclado ou mouse.

Novidades do Manjaro Bspwm 16.05

A mudança mais visível é o suporte integral ao GTK 3.20, o Manjaro Bspwm 16.05 usa por padrão o tema Maia e os ícones Breeze. Mudanças nas cores do terminal também foram feitas, agora são usadas cores mais neutras e suaves. Compton completa a lista de mudança na parte visual, realce das janelas com sombreamento e efeitos simples mas que trazem uma melhora no aspecto visual.

O gerenciador de janelas Bspwm passou por uma grande mudança na sua estrutura e esta edição apresenta configurações que tira proveito dos novos recursos fornecidos. Para ilustração de algumas das funcionalidades, confira os vídeos abaixo produzido pelo desenvolvedor.

Aplicativos do Manjaro Bspwm 16.05

Nesta edição o navegador Firefox substitui o Midori. O Firefox foi recompilado usando o mínimo de recursos requeridos para manter a estabilidade e a compatibilidade com as extensões.Esta compilação proporciona uma navegação mais fluida e o consumo de recursos é muito menor.

O Manjaro Manjaro Bspwm 16.05 agora vêm equipado com algumas ferramentas de recuperação do sistema, vale destacar que o Clonezilla agora é padrão. Essas adições foram feitas para atender os vários pedidos dos usuários que solicitaram que ferramentas avançadas de backups e recuperação do sistema fossem adicionadas por padrão.

Os instaladores Thus e Manjaro CLI-installer estão disponíveis no modo live-cd. Calamares não se portou como esperado, por isso não foi incluído nesta versão.

Outros destaques desta versão incluem:

  • Ferramente interativa de linha de comando para configurar bspwm
  • Menus agora são categorizados (morc_menu)
  • Roxterm substitui urxvt, atendendo pedido dos usuários
  • Lightfirefox (versão recompilada do Firefox) substitui Midori
  • Alsa substitui Pulse Audio
  • ZSH é o shell padrão, configurado e pronto pra uso
  • Melhorias nas ferramentas de linha de comando
  • Spacefm sofreu grandes melhorias
  • Todos os bugs reportados pelos usuários foram corrigidos

Baixe o Manjaro Bspwm 16.05

Para fazer o download e fazer uma rodada de teste no Manjaro Bspwm 16.05, clique nos botões abaixo:

i686 – 32 bits x86_64 – 64 bits

Sobre Neton Brício

Usuário, entusiasta e colaborador do Manjaro Linux.

2 Comentários

  1. Qual seria a tecla Super , o +z até entendi mais super+z?
    Qual seria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *