Home / Manjaro Linux: conhecendo a distribuição

Manjaro Linux: conhecendo a distribuição

sobre o manjaro linux

Manjaro Linux tem como alvo, ao mesmo tempo, usuários iniciantes e avançados. Nós fornecemos ferramentas de interface gráfica e scripts para tornar a vida do usuário mais fácil…” – Philip Müller – Desenvolvedor do Manjaro.

Visão Geral do Manjaro Linux

Manjaro Linux é uma distribuição Linux de fácil utilização, desenvolvido de forma independente e baseada no Arch Linux. Dentro da comunidade Linux, a distribuição Arch é conhecida por ser excepcionalmente rápida, poderosa e leve, fornece acesso as tecnologias mais recentes, pautada na filosofia – bleeding edge -. No entanto, Arch é destinado a usuários mais experientes, que possuem um conhecimento técnico mais avançado. Por isso, é geralmente considerada fora do alcance daqueles considerados iniciantes e que não dominam as características técnicas do sistema. O Manjaro Linux pode ser útil para usuários preguiçosos ou com pouco tempo para a leitura e estudos da Arch Wiki.

Desenvolvido na Áustria, França e Alemanha. A distribuição Manjaro fornece todos os benefícios do sistema operacional Arch, combinado com um foco na facilidade de uso e acessibilidade. Disponível em ambas as versões 32 e 64 bits, portanto o Manjaro é adequado para recém-chegados, bem como para usuários experientes do Linux. Para os iniciantes, um instalador gráfico bastante intuitivo é fornecido, e o próprio sistema é projetado para funcionar “plenamente”, estando pronto para o uso após sua instalação.

O Manjaro Linux traz funcionalidades como:

  • Várias opções de instalação com diversos desktops ou gerenciadores de janelas, prontos para o uso.
  • Aplicações gráficas para instalar o sistema em seu computador.
  • Aplicações gráficas para instalar e gerenciar programas
  • Aplicações gráficas para gerenciar o seu sistema
  • Codecs multimídia pré instalado para a reprodução de diversos arquivos e as mais diversas extensões de mídias disponíveis.

Para os usuários avençados, mais aventureiros e com disponibilidade de tempo; é disponibilizado uma versão que possui apenas o sistema base, conhecida como Manjaro netinstall, contendo uma porção de scripts que facilitam o trabalho do usuário na criação do seu próprio sistema personalizado. Esta versão não possui instalador gráfico, possui apenas o instalador cli, que é construído usando shell script e dialog.

Características do Manjaro Linux

Manjaro compartilha de muitas características do Arch, entre elas:

  • Velocidade, eficiência e praticidade
  • Acesso aos mais recentes softwares
  • Sistema atualizado continuamente (rolling release), com isso você não precisa reinstalar o Manjaro para ter a mais a versão mais recente da distribuição, basta manter ela atualizada.
  • Pacman, o fantástico gerenciador de pacotes. Simples, rápido e muito poderoso
  • AUR, (Arch User Repository) você instalar pacotes provenientes do fantástico AUR, com apenas um clique ou um comando.

O Manjaro Linux também possui algumas peculiaridades, entre elas:

  • Instalação simples, rápida e amigável
  • Identificação automática de hardware (mhwd)
  • Instalação automática de drivers necessários para um bom funcionamento de sua máquina
  • O Manjaro possui seu próprio repositório e seu próprio ciclo de lançamentos de pacotes. Tudo isso com o intuito de oferecer pacotes mais estáveis.
  • Suporte a múltiplos Kernels

Ciclos de desenvolvimento do Manjaro Linux

Nota: As versões comunitárias diferem das versões oficiais, como o próprio nome sugere as edições comunitárias são feitas pelos usuários do Manjaro, portanto, não seguem as datas oficiais de lançamentos.

Para baixar o Manjaro você pode acessar a página de download.

Versões de teste

As versões de teste podem ser encontradas na página oficial do projeto no sourceforge. As versões servem para encontrar e corrigir erros, por isso, não são recomendadas a usuários menos experientes ou usá-la em uma estação de trabalho.

Requisitos do sistema para usar o Manjaro Linux

Os requisitos mínimos apresentados aqui é estipulada pela equipe do Manjaro Geek. Apesar da wiki oficial estabelecer parâmetros bem inferiores, optamos a estabelecer padrões para um excelente funcionamento do Manjaro em sua máquina.

Requisito KDE/Gnome XFCE/Mate/Cinnamon Demais versões
Memória 4 GB 2 GB 1 GB
Espaço em disco 40 GB 30 GB 20 GB
Processador i3 Dual Core 1 GHZ
Vídeo Suporte a GPU HD (alta definição) HD (alta definição)
Internet 4 MB 2 MB 1 MB

Links para mais informações

Desenvolvedores do Manjaro Linux

O Manjaro é um projeto completamente comunitário, aberto a novas colaborações e extremamente democrático. Pesseoas com disponibilidade de tempo, comprometimento e conhecimento técnico são incentivadas a colaborar com o projeto.

Para uma lista completa das pessoas que fazem o Manjaro, você pode acessar a página dos desenvolvedores no site ficial.