Home / Sistema / Manjaro OpenRC: instalando aplicativos da forma correta

Manjaro OpenRC: instalando aplicativos da forma correta

O Manjaro OpenRC é mantido através de colaboração entre os desenvolvedores oficiais do Manjaro e membros da comunidade insatisfeitos com o Systemd. Basicamente funciona da seguinte forma, a comunidade faz a portabilidade dos pacotes com a revisão do time oficial de desenvolvimento do Manjaro e posteriormente esses pacotes são movidos para os repositórios do Manjaro e novas imagens ISO’s de instalação são criadas.

manjaro openrc

O Manjaro OpenRC têm ganhado notoriedade, recentemente ganhou espaço até no concorrido review semanal do site distrowatch e vem ganhando usuários e novos colaboradores a cada dia.

» Suporte Manjaro Geek

Instalando programas no Manjaro OpenRC

Uma dúvida muito frequente entre novatos no Manjaro OpenRC é: Como instalar programas? Caso você esteja chegando agora ao Manjaro, recomendo que leia o artigo sobre o gerenciador de pacotes pacman.

Apesar de algumas diferenças basicamente é da mesma forma, mudando apenas os programas que proverão serviços que iniciarão com o sistema. Os demais aplicativos são os mesmos do Manjaro Systemd.

Exemplificando, se você quiser instalar um navegador, digamos que seja o Chromium, você irá usar o comando:

sudo pacman -S chromium

Para instalar um programa que precise iniciar com o sistema, no caso do TOR, você irá o comando:

sudo pacman -S tor-openrc

No caso do TOR, se você instalar o pacote tor (sem o a tag -openrc) o programa não vai funcionar, apesar de tratar do mesmo programa, o pacote tor tem as instruções de inicialização para o sistema de inicialização Systemd, portanto o mesmo não funciona no OpenRC.

A instalção de programas é bem simples e de fácil compreensão. Todos os pacotes usados no OpenRC contém a tag -openrc na frente do nome do pacote (tor-openrc). Outra forma simples de verificar os pacotes do sistema de inicialização OpenRC é fazer uma busca nos gerenciadores de pacotes, Octopi ou Pamac, usando a tag openrc. Pode ser feito também pelo terminal usando o comando:

pacman -Ss openrc

Qualquer dúvida ou dificuldade, use o Suporte para obter ajuda.

Systemd | OpenRC

Sobre Neton Brício

Usuário, entusiasta e colaborador do Manjaro Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *