Home / Internet / Mutt email – instalação e configuração básica

Mutt email – instalação e configuração básica

Guia de configuração básica do Mutt voltado para usuários iniciantes que desejam utilizar esta magnifíca ferramenta

mutt mail
mutt mail

Olá! Neste tutorial, ensinarei como instalar e configurar o Mutt Email, um aplicativo de email por linha de comando extremamente leve, completo e personalizável.

Muitos aplicativos de email, tais como Thunderbird, Claws, Evolution, Geary, etc, tem muitas opções que muitas vezes nem usamos. Com o Mutt, podemos configurá-lo de forma a ter apenas o que precisamos no dia a dia!

Artigos complementares:

Esta será uma série de 3 artigos, onde neste primeiro, explicarei a instalação e configuração básica para envio e recebimento de emails. No segundo artigo, vamos configurar o cache do mutt, personalizar as cores e trabalhar com atalhos de teclado para navegação, visualização de emails em Html, alterar o editor de email, e por fim, no terceiro artigo, vamos ver como integrar o Mutt com plugins, como agenda de contatos, Imap offline, menu lateral para pastas, e o envio de email direto por linha de comando, sem abrir o mutt.

Instalando o mutt

Para começar, vamos a instalação:

$ sudo pacman -S mutt

Para enviar email, vamos usar o msmtp, portanto, vamos instalá-lo com:

$ sudo pacman -S msmtp

Configurando o mutt

Agora, vamos começar a configuração do Mutt, criando o arquivo de configuração:

$ nano ~/.muttrc

Caso você não use o editor nano,você pode criar e editar o arquivo com qualquer editor, como o pluma, gedit, vim, leafpad, etc.

Lembrando que configurei o mutt para minha conta de email do Openmailbox, mas você pode configurar ele para o gmail, ou qualquer outro serviço de email que use, basta ter as informações do servidor SMTP e IMAP.

Neste arquvo, vamos por o seguinte:
# recebimento / imap
set mbox_type = maildir
# pasta onde o mutt armazenará os emails/certificados, etc
set mbox = "~/mail/inbox/"
set spoolfile = "~/mail/inbox/"
set folder = "~/mail/"
set spoolfile = "imaps://meu_email@openmailbox.org:Minha_Senha@imap.openmailbox.org:993/INBOX"
set folder = "imaps://imap.openmailbox.org:993"
set record = "~/mail/sent/"
set postponed = "~/mail/postponed/"

#envio / smtp
set sendmail = "/usr/sbin/msmtp"
set my_pass = 'Minha_Senha'
set my_user = meu_email@openmailbox.org
set smtp_url = "smtps://$my_user:$my_pass@smtp.openmailbox.org:465"
set ssl_force_tls = yes
set ssl_starttls = yes

set from = "meu_email@openmailbox.org"
set use_from = yes
set realname = "Seu Nome"

Após digitar esta configuração, salve o arquivo, e abra o terminal, e digite:

$ mutt

Ao carregar o mutt pela primeira vez, o sistema lhe perguntará se você deseja criar a pasta /mail, digite Sim (ou Yes, se estiver com o sistema em inglês), e o sistema carregará, e você acessará sua caixa de entrada de emails.

Lembrando q na parte superior do Mutt, estão atalhos de teclado para funções como sair, escrever email, salvar, responder, ajuda, etc.

Seleção_022

Por exemplo, se você digitar d, o mutt irá marcar a mensagem selecionada com um D, para quando você fechar o aplicativo, ele apagará esta mensagem. Se você apertar q, sairá do mutt.

Para enviar um email, aperte m, abaixo, aparecerá o campo To:, para você especificar para quem quer enviar o email.

Após digitar o email, aperte Enter.  Agora, você deverá especificar o assunto, no campo Subject: e após digitar, aperte Enter.

Por padrão o mutt abrirá o editor Nano para compor o email. lembrando que no próximo artigo aprenderemos como trocar este editor.

Componha seu email, salve (apertando Ctrl + O, em seguida Enter), e depois feche o editor (apertando Ctrl + X).

Com seu email pronto, basta digitar Y para enviar o email e pronto, temos o mutt funcionando enviando e recebendo emails!

Por enquanto é isso galera, em breve, estarei postando a segunda parte deste tutorial, para incrementar e facilitar mais o uso do mutt como seu aplicativo de emails.

Sobre Bill Jr

Programador PHP, usuário Linux a tempo suficiente pra saber que comecei tarde, nerd em tempo integral. Amante de códigos, café e Rock'n'Roll!

3 Comentários

  1. Caro Bill:
    Segui teu tutorial do mutt(passo-à-passo – Conf. Básica); Porém, quando tento enviar dá o seguinte erro: “home/ted/mail/sent/: arquivo ou diretório não encontrado (erro=2)”; A mesma mensagem aparece em postponed (acredito ser quando o email é adiado); Será que tu poderia me ajudar, pois gostaria muito de utilizar o mutt; Tenho algum tempo de uso no linux(só uso ele em meu pc).

    Desde já Agradeço
    william nunes

  2. Muito Bom Bill Jr, o mutt é um dos programas mais poderosos que eu conheço. Extremamente positiva e útil criar um guia de instalação para o mutt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *