Home / Scripts / Pacli: lançada a versão final

Pacli: lançada a versão final

pacli-versao-final
printscreen | pacli versão final

 

Saiu a versão final do pacli, com algumas melhorias visuais e a implementações de comandos com objetivo de ampliar a funcionalidade do script e facilitar o uso para os usuários menos abituados com o manuseio de scripts.

Pacli é um script simples com o intuito de facilitar os uso de 22 comandos mais usados no gerenciamento de pacotes, contando com 16 opções de comandos do pacman e 6 comando úteis do yaourt.

O script têm uma interface bem intuitiva e simples, bastando apenas usar os números referente as opções. Para atualizar o sistema, digite 1 e a senha do usuário. Caso queira ver os programas que você têm instalado no seu sistema, digite 15 e a lista de pacotes será exportada no seu editor de texto padrão.

Caso tenha problema com a opção 15. Veja se o editor padrão está devidamente definido no seu sistema. Você pode expecificar o editor de texto adicionando o código abaixo no seu arquivo .bashrc. Use apenas um dos exemplos abaixo.
##Colocar o nano como editor padrão
export EDITOR=/usr/bin/nano

##Colocar o vim como editor padrão
export EDITOR=/usr/bin/vim

##Colocar o mousepad como editor padrão
export EDITOR=/usr/bin/mousepad

##Colocar o leafpad como editor padrão
export EDITOR=/usr/bin/leafpad

Instalando o pacli

Para instalar o script, os mais conhecidos do assunto podem baixar o script e colocar em seu PATH de execução. Para os menos entendidos do assunto podem usar o comando abaixo.

 cd /tmp; wget https://github.com/Manjaro-Geek/pacli_PT/archive/master.zip; unzip master.zip; cd /tmp/pacli_PT-master; sudo mv pacli /usr/bin

Depois abra o terminal e execute o comando pacli.

No vídeo abaixo é feita uma demonstração de como o pacli funciona.

Agradecimentos especiais ao excalibur1234 pela contribuição e revisão do script e ao nosso grande amigo spylinux, que colaborou com a tradução do script.

Qualquer dúvida use o fórum para solucioná-las.

Fórum Manjaro Geek

Sobre Neton Brício

Usuário, entusiasta e colaborador do Manjaro Linux.

6 Comentários

  1. Opa companheiro obrigaod por essa excelente ferramenta que facilita a vida dos usuarios. Você poderia dizer se ainda está disponivel?

  2. Neton graças a você e esse script incrivel, me deixou com mais vontade de aprender linux, obrigado e exelente trabalho

  3. Esse script é demais faz o trabalho todo de forma simples. Manjaro é demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *